Sobre Jesus Cristo

Sobre Jesus Cristo

De tudo o que é dito a respeito de Jesus Cristo, aqui testemunharemos quem Ele é, junto das Escrituras Sagradas, segundo o Espírito de Deus.

De Jesus,

Damos testemunho que este é aquele que haveria de vir, tendo sido prometido por Deus, desde o princípio, através da boca dos seus profetas, da Lei entregue a Moisés, dos cânticos e salmos exultados pelos ungidos de Deus, e por meio das promessas feitas por Deus aos patriarcas. Sendo que:

Ele é o cumprimento de todas as Escrituras:

 “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.  (45)  Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” 

Evangelho de Lucas, capitulo 24. versículo 44 ao 45

————–

Ele é o Filho de Deus, que se revelou como Aquele que nunca foi visto por ninguém:

 “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.  (16)  Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.  (17)  Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.  (18)  Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”

 Evangelho de João, capitulo 1, versiculo 15 ao 18.

 ————–

Jesus é Deus mesmo entre nós:

O Verbo que se fez carne:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus

(2)  Ele estava no princípio com Deus. (3) Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 

(4) A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. (5) A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 

(6) Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. (7) Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 

(8) Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,  (9)  a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. 

(10) O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu

(11) Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (12) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 

(13) os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 

(14) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai

(15)  João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. 

(16)  Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. 

(17)  Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.”

Evangelho de João 1:1-17

e

 “O que era desde o princípio, o que temos ouvido,

o que temos visto com os nossos próprios olhos,

o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam,

com respeito ao Verbo da vida

( e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” 

1ª Carta de João 1:1-3 

————–

Jesus é o verdadeiro Deus e a vida Eterna:

 “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

1ª Carta de João 5:20

.

“ Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

(9)  Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecidoQuem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

(10)  Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? ”  

Evangelho de João 14:8-10

————–

Jesus é adorado como Deus, após a sua ressurreição:

 “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 

(28)  Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu

(29)  Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.”

Evangelho de João 20:27-29

————–

Pai, Filho e Espírito Santo: os três são Um

 Há um único Deus criador de todas as coisas, Senhor sobre tudo e todos, em todos os tempos.

O Pai está no Filho, o Filho no Pai, o Espírito no Filho e no Pai; e o Pai no Espírito e no Filho; e o Filho no Espírito e no Pai.

“Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?  (6)  Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 

(7)  Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, o Verbo  e o Espírito Santo; e estes três são um

(8)  E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”

1ª Carta de João 5:5-8 

 e

 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” João 14:23 

“Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” Evangelho de João 14:20

e

“Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. (18)  Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.”

Evangelho de João 8:17-18

 e

“Eu e o Pai somos um.”

Evangelho de João 10:30 

e

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.”
2 Corintios 13:14

e

“…graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados…”
Apocalipse 1:4-5

(Aqui os sete Espíritos correspondem Ao Espírito Santo em sua Onipresença)

e

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo
Mateus 28:19

————–

O Filho, sendo Deus, se aniquila a si mesmo da forma de Deus

Isso para resgate daqueles que havia escolhido e que, pelo pecado, justificou-os pelo seu sangue derramado até a morte na cruz. Pagamento justo por toda dívida.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  (6)  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,  (7)  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens

(8)  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 

(9)  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 

(10)  Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,  (11)  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

Filipenses  2:5-11 

————–

Jesus manifesta a própria imagem do Deus invisível, que tudo criou  

“no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.  (15)  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;  (16)  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.

Tudo foi criado por meio dele e para ele

(17)  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste

(18)  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 

(19)  porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude  (20)  e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”

Colossenses 1:14-20 

————–

 De Jesus profetizaram os profetas, séculos antes da sua vinda em carne

  “Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.  (12)  Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.”

Salmo 2:11-12

 e

 “Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre.  (3)  Cinge a espada no teu flanco, herói; cinge a tua glória e a tua majestade

(4)  E nessa majestade cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça; e a tua destra te ensinará proezas. 

(5)  As tuas setas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei; os povos caem submissos a ti. 

(6)  O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino.  (7)  Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros. 

(8)  Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegram.”  

Salmo 45:2-9

e

“Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.  (2)  O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.”

Salmo 110:1-2

junto de

 “Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: (42)  Que pensais vós do Cristo? De quem é filho?

Responderam-lhe eles: De Davi. 

(43)  Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo:  (44)  Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? 

(45)  Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho

(46)  E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas”

 Evangelho de Mateus 22:41-46

 e

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim;

de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.

(2) Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda?

E quem poderá subsistir quando ele aparecer?

Porque ele é como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.”

Malaquias 3:1-2

————–

Jesus, oferta pelo nosso pecado

 “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? 

(2)  Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 

(3)  Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

 (4)  Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

 (5)  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados

(6)  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos

(7)  Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 

(8)  Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. 

(9)  Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. 

(10)  Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. 

(11)  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.

 (12)  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.”

Isaías 53

————–

Jesus, que nasceu de uma virgem em Belém, mas com suas origens desde a eternidade

“E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” 

Miquéias 5:2

 

“ Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

Isaías 7:14

(Emanuel, ou seja, “Deus Conosco”)

—————

Jesus não nasce na eternidade, mas a eternidade nasce Dele 

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 

(7)  para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino,

para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre.

O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.”

Isaías 9: 6-7

 ————–   ————–

 E tantas mais passagens e promessas que falariam Dele e se cumpririam Nele.

Em Jesus se cumpriria a profecia do descendente de Eva que pisaria a cabeça da serpente; a profecia do corpo da Arca de Noé que salva sete mais Noé; do descendente abençoado de Abraão; do filho de Isaac mais novo que seria servido pelo mais velho; da pedra de repouso sobre a qual Jacó deitou a cabeça; da profecia do cordeiro pascoal e do seu sangue sobre os umbrais das casas antes da décima praga no Egito; do caminho a seco no meio do Mar Vermelho com Moisés, profetizando a destruição da escravidão para liberdade rumo a terra prometida; do maná no deserto; da água da rocha no deserto; da construção do Templo na descendência de Davi, profetizado em ato por Salomão seu filho, e

assim,

passando por cada profeta, por cada salmo, homem e mulher de Deus, sempre as sombras e sinais Daquele que haveria de vir, estavam ali presentes.

Pois Deus tudo que criou, criou por meio Dele e para Ele, seu Filho Jesus Cristo, Aquele em quem o Pai se compraz. E também acha prazer na criação unicamente por meio Dele.

O Filho amado, que uma vez revelado, atraí tudo para Ele mesmo, não havendo outro caminho ou meio  de estar com Deus e ser Dele senão por Ele

“Então, explicou Jesus:

Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.

(31) Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. (32) E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

(33) Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.”

Evangelho de João 12:30-33

.

“tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.

(11) Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.

(12) E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

Atos dos Apóstolos 4:10-12

.

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” 

1 Timóteo 2:5

Nossa Posição

Deste Jesus também testemunhamos nos dias de hoje, que Ele é o Filho Unigênito de Deus e Deus mesmo, que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia e é Aquele que vive pelo séculos dos séculos e tem a Vida para toda aquele que à Ele buscar.

Testemunham isto diante de Deus, Alan de Zoppa Maia e Juan Sebastian Gonzalez Jimenez, resgatados da morte por Cristo Jesus para esta obra.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *