Viver Piedosamente Como Deus Nos Ensina

Viver Piedosamente Como Deus Nos Ensina

maio 4, 2014 3 Por Alan De Zoppa Maia

luzdomundo

“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
2 Timóteo 3:12

Esta é uma lei, uma certeza que nos alerta Deus através das suas Santas Escrituras.
Lei que no dia de hoje não marca mais nossas credenciais como servos de Deus. Quando digo nós, incluo toda essa geração, a minha e sua de hoje.

Esta palavra não diz que se escolhermos viver piedosamente “pode ser que” sejamos perseguidos. Ela diz que, se vivermos piedosamente, necessariamente sofreremos perseguições. Se escolhermos viver como Cristo viveu, sofreremos perseguições.

Não se trata de uma possibilidade. Se trata de uma regra, de algo que certamente acontecerá. E o por quê? Deixemos o próprio Filho de Deus nos responder:

 

“Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (21) Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.”

João 15:18

Assim que, tal perseguição por nossa fé é uma credencial do céu que diz que estamos, de fato, caminhando contra a correnteza deste rio impetuoso, que é o mundo.

Porém, nesse mundo ocidental democrático, alguns perguntariam: E aqueles que vivem piedosamente e não são mártires, dizendo assim, dos que não estão sendo presos, açoitados ou mortos em um ato claro. E estes em que são perseguidos?

Aí está:

Quando dão bom exemplo onde só o mal exemplo prevalece e isso enraivece o que estão ao redor; quando sendo tratados com desprezo não desprezam. Quando sofrendo calúnias não caluniam, e tendo que mentir para se promover não mentem.

Quando todos adulteram e nesse meio não adultera. Quando todos riem da fraqueza alheia e esses não riem. E todos se alegram com uma maldade contra o próximo, e esses se entristecem.

Como está escrito:

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 
 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”

Mateus 5:4,6 

E então perdem oportunidades neste mundo: poder, promoções diante dos homens, riquezas e lisonjas, simplesmente por amor e temor a Deus. Pois não fazem concessões de propinas, acordos sujos, não tomam vantagens desonestas e nem fazem negociação de valores pessoais.

Ah sim, estes, nisso bem são participantes com Cristo de seu sofrimento e dignos de serem chamados filhos de Deus.

Este tipo de gente! Lixo do mundo, desprezíveis para quem parecem se acharem melhores do realmente são, e na verdade, em si mesmos sabendo que não sendo nada foram feitos príncipes e princesas de Deus!

Este tipo de gente, escória de ignorantes entre os homens, que se baseiam no que não veem, em vez de viver pelo prazer que podem ver e sentir, sendo por isso tão desprezíveis!

Mas, e para Deus?
Para Ele são o perfume de Cristo! Luz em meio a trevas, Povo escolhido! Sacerdócio real! Filha de Sião! Jardim virtuoso no meio ao deserto deste mundo.

Sim, esta é a Igreja. A Verdadeira. Estes são os que padecem por amor de Cristo.

“Como está escrito: 
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” 
Romanos 8:36

E essa perseguição não só fora dos templos de tijolo e madeira, mas dentro também. Ali sentados nos mesmos bancos que dão lugar a uma mesma fé. E o por quê?

Porque a Igreja de Deus não é demarcada pelos que estão da porta para dentro dos templos construídos por homens. Onde muitos estão pelas vantagens e riquezas deste mundo. Por isso que só falam delas.

Mas, a Igreja de Deus é marcada por aqueles que estão realmente dentro do Verdadeiro Templo: o Corpo Ressuscitado de Jesus Cristo!


Como?
Pelo Espírito Santo que neles habitam e, eles, no Espírito, fazendo Sua vontade. Não somente o Espírito neles, mas eles no Espírito.

Como Jesus prometeu:

“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”
João 14:23

Pois quem participa de encontros em templos simplesmente, mas não tem a Ele assim e nem vive para Ele, não é Dele:

“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
(9) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Romanos 8:8-9

 

VIVER PIEDOSAMENTE!

Isso não significa viver com “cara de piedade” ou de bonzinho. Nem ter dó do seu próximo, do seu semelhante.

Viver piedosamente é elevar A Piedade em tudo aquilo que vivemos.
Significa ter na mente e no coração, antes e durante cada passo em nossas vidas isso:

– O quão piedoso foi Deus conosco! Em cada chaga do Corpo de Cristo! Quanto fomos perdoados por Deus pelo Sangue de Jesus!
Ora, se tanto recebemos Dele, sem nada merecer.

– Que enorme piedade é a que deveriam receber também nosso semelhante! Ah! Que amor! Que graça de Deus!

– E se nosso próximo também merece essa piedade. Por que nós mesmo recebemos sem merecer, então também com isso em mente seremos piedosos e viveremos piedosamente! No temor de Deus e cheios de gratidão no coração.

E isso, certamente, nos levará a perseguição.
Porque tal Luz de Deus desvendará as trevas, a injustiça e a impunidade daqueles que a resistirem e se apegarem em si mesmos e em suas convicções.

E estes, desvendados, se irarão. Ficaram irados como quem é descoberto debaixo de uma falsa veste. Que antes acalentava a consciência com todo tipo de auto-engano e auto-bondade ou mesmo de religiosidade. Sendo ele mesmo o centro beneficiado de si mesmo em puro egoísmo, e não Deus.

Mas agora, pelo reflexo da piedade de Cristo refletido em nós, mostrou-se demasiadamente enganoso e falho. E por isso nos odeia.

Essa é a verdadeira Piedade.
Em verdadeira guerra da Luz contra as Trevas.
Luz que Cristo deixou no mundo pela sua Igreja. Única em todo planeta. Única pelo Espírito que a escolheu e com Ela habita, pela fé em Cristo.
Por que o Espírito Santo é único em todos estes.

Deixaremos pois essa Luz apagar? Ser contaminada pelas trevas deste mundo?
Certamente que não.
Ainda que fiquem apenas alguns focos em toda terra.

A Paz de Cristo resplandeça em todos nós!