Lugar dos mortos I: Samuel sobe dos mortos diante de Saul

maio 28, 2010 10 Por Alan De Zoppa Maia

.

.

Samuel 28

3 “E já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os médiuns.

4 E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném: e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.

5 E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.

6 E consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

7 Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que seja médium, para que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: Eis que em Endor há uma mulher que é médium.

8 E Saul se disfarçou e vestiu outras roupas, e foi ele e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia, e me faças subir a quem eu te disser.

9 Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os médiuns: por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazer matar?

10 Então Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso.

11 A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

12 Vendo pois a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? pois tu mesmo és Saul.

13 E o rei lhe disse: Não temas: porém que é o que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo um deus que sobe da terra.

14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

15 Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.

16 Então disse Samuel: Por que pois a mim me perguntas, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?

17 Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro Davi.

18 Como tu não destes ouvidos à voz do SENHOR, e não executou o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto.

19 E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus.”

.

____________________________

Nesta passagem Saul consulta o SENHOR que, por sua vez, não lhe responde nem através dos profetas, nem através das suas orações (28:6). Saul tinha sido rejeitado por Deus pela sua desobediência . (28:18)

Ele se esconde de Israel e do SENHOR “na noite” para consultar os mortos por meio de uma necromante, e pede para a médium fazer subir a Samuel desde o lugar dos mortos, lugar onde todos adormeceram somente para ser ressuscitados no Dia do Senhor, como está escrito em Mateus:

“ E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;

e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.”

Mat. 27: 50-53

E também em 1 Corintios, sobre a ordem em que acontece a ressureição:

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.

Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”

1Co 15:20-23

E em Hebreus, sobre a espera do juízo e vinda de Cristo, para quem já morreu:

“ E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”

Hb 9:27-28

[Nota: Ora, se os homens morrem uma só vez, restando para eles depois apenas o Juízo, então não vivem outra vez para morrerem novamente. Portanto,  não há reencarnação, segundo a Palavra de Deus]

Este Samuel no poder do Senhor sobe e, sendo intermédio de Deus quando tinha falado a Saul em vida, novamente agora é ferramenta do SENHOR quando ele sobe dos mortos para lhe falar (vers. 17).

(a Bíblia diz que é Samuel mesmo, literalmente, que subiu:  “Samuel disse a Saul” , vers. 15)

Nesta exclusiva permissão de Deus, Samuel sobe do Sheol diante do rei de Israel, somente para lhe pronunciar juízo de condenação. Confirmando Sua desaprovação à Saul, agora diante dessa atitude de consultar os mortos pela necromante (disse Samuel: Por que pois a mim me perguntas, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?” ), novamente indo contra a vontade de Deus. Como Ele havia ordenado ao seu povo de Israel:

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.”

Deuteronômio  18:10-12


[Samuel também vai falar nesta ocasião que o reino verdadeiro é na descendência de Davi]

Assim, quando Deus diz que Israel, Saul e seus filhos serão entregues nas mãos dos inimigos e “descerão” (para baixo e não para cima, espiritualmente) com Samuel para o lugar dos mortos (vers 19), concluimos em definitiva que o lugar dos mortos – Sheol -, é um lugar em que todos esperam para o Dia do Julgamento. Primeiro na subida dos seus santos com Jesus, quando Ele ressuscitou dos mortos (MT. 27) e, agora, na sua segunda vinda e no culminar dos tempos ao fim do milênio.

Sendo Jesus a única esperança da ressurreição, da morte para vida. Sendo Ele a própria ressurreição e a própria vida.

Como na sua ressurreição a morte no seu corpo foi eliminada para sempre, assim também na participação do seu Corpo, enquanto Igreja Dele que ceia do seu sangue  e do seu Corpo, a morte também de nós será tirada eternamente, pela nossa redenção e participação em seu Corpo.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.”

João 11: 25-27

.

Nesta passagem vemos também que o Senhor, antes da sua vinda, fazia descansar no Sheol tanto os justos quanto os injustos: Samuel e Saul, no mesmo lugar (vers. 19), sendo que Samuel diz que Deus tinha se tornado inimigo de Saul (vers. 16).

Assim podemos entender que quer dizer  as Escrituras quando dizem que Cristo Jesus é o primogênito dos mortos, ou seja: o primeiro Filho a ser vivificado de entre os mortos; o primeiro da ressurreição para vida eterna.

Não havia justiça em ninguém mais além Dele, para que vivesse depois de morto. Pois todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus.

Havia apenas uma esperança em Deus daqueles que esperavam Nele pela fé, de que Ele lhes enviaria o seu Justificador, “o Enviado”, o Messias.

Deus não deixaria aqueles que creram e confiaram Nele na sepultura.

No entanto, todas as nações de antes da vinda do Senhor Jesus jazem no além, no Sheol:

Ezequiel 32: 17-32

“…veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, faze-a descer, a ela e as filhas das nações formosas, às profundezas da terra, juntamente com os que descem à cova.

(19)  A quem sobrepujas tu em beleza? Desce e deita-te com os incircuncisos.

(20)  No meio daqueles que foram traspassados à espada, eles cairão; à espada, ele está entregue; arrastai o Egito e a toda a sua multidão.

(21)  Os mais poderosos dos valentes, juntamente com os que o socorrem, lhe gritarão do além: Desceram e lá jazem eles, os incircuncisos, traspassados à espada.

(22)  Ali, está a Assíria com todo o seu povo; em redor dela, todos os seus sepulcros; todos eles foram traspassados e caíram à espada.

(23)  Os seus sepulcros foram postos nas extremidades da cova, e todo o seu povo se encontra ao redor do seu sepulcro; todos foram traspassados, e caíram à espada os que tinham causado espanto na terra dos viventes.

(24)  Ali, está Elão com todo o seu povo, em redor do seu sepulcro; todos eles foram traspassados e caíram à espada; eles, os incircuncisos, desceram às profundezas da terra, causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova.

(25)  No meio dos traspassados, lhe puseram um leito entre todo o seu povo; ao redor dele, estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos, traspassados à espada, porque causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova; no meio dos traspassados, foram postos.

(26)  Ali, estão Meseque e Tubal com todo o seu povo; ao redor deles, estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos e traspassados à espada, porquanto causaram terror na terra dos viventes.

(27)  E não se acharão com os valentes de outrora que, dentre os incircuncisos, caíram e desceram ao sepulcro com as suas próprias armas de guerra e com a espada debaixo da cabeça; a iniqüidade deles está sobre os seus ossos, porque eram o terror dos heróis na terra dos viventes.

(28)  Também tu, Egito, serás quebrado no meio dos incircuncisos e jazerás com os que foram traspassados à espada.

(29)  Ali, está Edom, os seus reis e todos os seus príncipes, que, apesar do seu poder, foram postos com os que foram traspassados à espada; estes jazem com os incircuncisos e com os que desceram à cova.

(30)  Ali, estão os príncipes do Norte, todos eles, e todos os sidônios, que desceram com os traspassados, envergonhados com o terror causado pelo seu poder; e jazem incircuncisos com os que foram traspassados à espada e levam a sua vergonha com os que desceram à cova.

(31)  Faraó os verá e se consolará com toda a sua multidão; sim, o próprio Faraó e todo o seu exército, pelo que jazerá no meio dos traspassados à espada, diz o SENHOR Deus.

(32)  Porque também eu pus o meu espanto na terra dos viventes; pelo que jazerá, no meio dos incircuncisos, com os traspassados à espada, Faraó e todo o seu povo, diz o SENHOR Deus.

Porém hoje, depois que o véu se rasgou com o sacrifício de Cristo, e com a sua ressurreição dos mortos, todos os que vivem em Cristo, pela sua presença literal em Espírito, já não descem mais ao Sheol, mas dormem n’Ele, no seu Descanso (Hb 4), aguardando a Sua vinda.

“14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

16Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

17depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”

1 Tessalonicenses 4: 14,16-17

Por isso que diz o Senhor:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”

Porque só quem está Nele é que está vivo. E quem Nele está tem a vida que é Ele mesmo, e já não morre porque Jesus nunca mais sairá dele.

Ao contrário, se vier a morrer em carne, ficará no Descanso do Senhor, adormecido até sua vinda em glória. Não mais como acontecia com todos antes da sua vinda, que não tinham o Espírito de vida antes de Jesus Cristo, nem morada justificada Nele mesmo.

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.”

João 7:37-39

“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”

João 14:3

[Lugar no próprio Senhor, no seu Corpo]

[Click aqui para ler a continuação]